Conflitos sócios

A única certeza com uma parceria de negócios, como com qualquer relacionamento próximo, é que os conflitos surgirão. Mas quando você está trabalhando em estreita colaboração com outra pessoa ou grupo, pode ser fácil ficar emocional e perder de vista o quadro mais amplo, especialmente quando os riscos são altos e o dinheiro está em jogo. É por isso que aprender a lidar com conflitos com seu parceiro de negócios é tão importante.

Um conflito com seu parceiro não precisa fazer sua empresa entrar em parafuso. Existem etapas que você pode executar para conter desentendimentos, gerenciá-los de forma que cada parte se sinta ouvida e encontrar uma solução que deixe sua parceria e sua empresa intactos com segurança.

Aqui estão quatro táticas que o ajudarão a lidar com conflitos com seu parceiro de negócios:

1. Planeje com antecedência quando possível e pare as brigas antes que comecem

Se houver tópicos que você sabe que provavelmente levarão a um desacordo no futuro, veja se você pode interrompê-los antes que comecem. Por exemplo, uma das brigas mais comuns entre parceiros é que um deles sente que está fazendo uma parte injusta do trabalho. Se você estiver entrando em uma nova fase de expansão, ou temporada de férias, ou qualquer outro momento incomumente ocupado, estabeleça responsabilidades específicas com antecedência, para que não haja dúvidas sobre a divisão de trabalho.

2. Não se apresse para o julgamento

Para os proprietários e operadores de uma pequena empresa, cada decisão pode parecer grande e, muitas vezes, profundamente pessoal. Quando seu parceiro discorda de você em um assunto que é importante para você, pode ser muito fácil desligar-se e mudar para o modo de batalha. Mas encontrar paciência para parar, respirar e considerar a posição de seu parceiro será um grande determinante para saber se a discussão será resolvida de forma rápida e sem dor, ou não. Lembre-se do panorama geral: você entrou nessa parceria porque ambos compartilhavam uma visão do negócio e cada um trouxe seus pontos fortes para a mesa. Se você valoriza seu parceiro como um todo, deve valorizar o ponto de vista dela sobre o assunto, mesmo que não concorde com ele.

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3. Faça uma sessão de “escuta ativa”

Essa é uma tática comum de resolução de disputas, na qual cada pessoa concorda em sentar e ouvir a posição e a opinião da outra, sem falar ou reagir, por um determinado período de tempo – geralmente em torno de 3 a 5 minutos. É uma ferramenta extremamente útil para esfriar os ânimos e dar a cada lado uma nova visão da posição do outro. Em uma parceria de negócios, importa menos quem ganha do que como cada parceiro se sente quando o conflito é resolvido – se um lado se sentir marginalizado e ressentido, o resultado pode envenenar a parceria e os negócios com o tempo. Praticar a escuta ativa e outros exercícios semelhantes pode aliviar as tensões em curso e fazer com que cada lado se sinta ouvido.

4. Não tenha medo de pedir ajuda externa.

Às vezes, um terceiro neutro é o que é necessário para resolver uma disputa. Todo o campo da mediação existe por este motivo. Os mediadores são treinados para lidar com disputas de todos os tipos, e seu uso pode levar a uma disputa mais limpa, uma resolução mais rápida e um resultado mais favorável para ambas as partes. Se o resultado for um compromisso, um mediador pode garantir que cada lado está desistindo de uma quantia justa e que ninguém sai da mesa de negociações se sentindo roubado.

Se um mediador profissional não soar atraente, você pode considerar usar um amigo ou colega, embora a pessoa que você escolher deva ser totalmente neutra e treinada para lidar com disputas. Caso contrário, você pode acabar com um mediador que faz mais mal do que bem.

Os conflitos são óbvios, mas você não pode perder de vista o objetivo maior: resolver o desacordo da maneira mais eficaz e amigável possível, para que você e seu parceiro possam continuar administrando um negócio saudável e em crescimento. Estas são dicas para lidar com conflitos com seu parceiro de negócios e ajudá-lo-ão a trabalhar em conjunto e a ter sucesso ao fazê-lo.

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