5 razões pelas quais as startups devem contratar advogados comerciais

O panorama dos processos no Brasil é chocante: em 2017, 80 milhões de ações tramitavam no Judiciário brasileiro, segundo os dados mais recentes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esse número representa quase toda a população da Alemanha (aproximadamente em 82 milhões) e é maior que a quantidade de habitantes da França (cerca de 67 milhões).

Como proprietário de uma pequena empresa, a menção de tais figuras enormes pode ser desanimadora. É importante lembrar que todas as grandes marcas e corporações já foram start-ups. Dar o passo errado enquanto a empresa ainda está engatinhando pode ser devastador. Você precisa garantir que estabeleceu a base certa na estrutura de negócios, assinatura de contratos, contratação de pessoal e outros aspectos jurídicos. É aí que entram os escritórios de advocacia empresarial. Aqui estão cinco vantagens de contratar um advogado de negócios para sua pequena empresa.

1. Estabeleça a estrutura empresarial certa

A escolha de uma estrutura de negócios adequada para a sua start-up é fundamental para o sucesso do negócio. Escolher o modelo de negócios errado pode levar a conflitos jurídicos desnecessários no futuro. Você pode estar exposto a mais responsabilidades sob a propriedade individual e parcerias do que em  corporações . Os escritórios de advocacia comerciais podem orientá-lo no entendimento das responsabilidades, obrigações fiscais e despesas de configuração de cada entidade comercial.

2. Proteja sua empresa de processos judiciais

O Brasil uma sociedade bastante litigiosa. A pesquisa do CNJ revelou também que cada empresa tem uma quantidade anual de 6,57 processos, mas esse número pode chegar a 152,7 quando olha para as grandes empresas. São elas, inclusive, as responsáveis pela maior parte dos litígios, 53,47%, seguidas pelas médias, 24,37%, e então pelas micro e pequenas empresas, 22,6%. A última coisa que você deseja para o seu negócio em crescimento é um processo que poderia ter sido evitado. Quer se trate de um funcionário insatisfeito, um regulador do governo ou seu concorrente do setor, procedimentos legais de qualquer escala podem prejudicar suas operações comerciais. Um advogado de pequenas empresas pode ajudar a combater as ações judiciais e seus resultados.

3. Proteja sua propriedade intelectual

Um dos ativos mais valiosos para qualquer empresa é sua propriedade intelectual . Os escritórios de advocacia comerciais podem ajudar a proteger suas patentes, direitos autorais, segredos comerciais, marcas comerciais e outras formas de propriedade intelectual contra violação. Os advogados de negócios podem acompanhar as datas de vencimento e renovações, bem como processar qualquer parte que infrinja seus direitos.

 

Publicidade

 

4. Rascunho de contratos

Sua empresa pode ser uma entidade legal com uma série de obrigações legais e ramificações que afetam as operações comerciais. Uma característica importante é a redação de contratos e acordos . Um escritório de advocacia empresarial pode auxiliar na curadoria e negociação de contratos comerciais, trabalhistas e imobiliários. Lembre-se de que examinar as letras miúdas de documentos importantes antes de assiná-los pode proteger você e seus interesses comerciais.

5. Resolução de disputas

Sua empresa pode enfrentar vários riscos financeiros e operacionais que exigem negociação, arbitragem ou mediação. Os escritórios de advocacia comerciais conseguem fornecer opções legais que podem ser suficientemente boas para todas as partes envolvidas. Seu advogado comercial pode fornecer aconselhamento jurídico sobre as medidas corretas a serem tomadas para evitar ações judiciais no futuro.

Os advogados corporativos não são uma reserva de grandes marcas ou organizações. Novas empresas e pequenas empresas também podem se beneficiar dos serviços jurídicos prestados por escritórios de advocacia empresarial.

Se você estiver procurando por um advogado empresarial em Curitiba, entre em contato conosco agora mesmo!

O Advogado João Antonio Gaspar, pode lhe ajudar.



Facebook
YouTube
LINKEDIN
Instagram
×