Litígios corporativos: noções básicas de defesa de seus direitos empresariais na Justiça

O contencioso societário ou comercial é a esfera do direito empresarial que envolve processos iniciados por empresas contra as outras empresas com as quais negociam. Os autores e réus em litígios corporativos incluem empresas, parcerias, corporações globais e quaisquer outras entidades que trabalham com eles ou lucram com seus negócios com eles. Quando sua empresa é citada em uma ação judicial, você precisa tomar medidas imediatas para lidar com a situação ou corre o risco de o julgamento ser decidido contra você. Uma ação oportuna com a assistência de um bom advogado de contencioso pode aumentar suas chances de o assunto ser resolvido a seu favor.

O que faz um advogado comercial?

Os advogados comerciais são Profissionais que fornecem conselhos relacionados a negócios para seus clientes corporativos. Esses advogados podem se especializar em um aspecto específico dos diferentes ramos do direito societário. Questões jurídicas em litígios comerciais podem abranger questões como a elaboração e revisão de contratos com base nos quais seus clientes conduzem transações. Por esse motivo, esses advogados também são chamados de advogados transacionais. Os litigantes que ajudam a resolver disputas com outras entidades são chamados de advogados contenciosos. Esses advogados podem fornecer os conselhos de que você precisa durante as audiências e também preparar a papelada necessária.

Advogado comercial em Curitiba

Se você foi citado em uma ação judicial, consulte imediatamente um bom advogado de litígios. As ações judiciais têm um prazo dentro do qual você deve responder e se defender, ou o julgamento será automaticamente decidido em favor do autor e isto se chama revelia. Você pode perder o direito de apresentar defesa no seu processo, mesmo que a reclamação ou reclamação do reclamante não tenha direito.

 

Publicidade

 

Responder ao processo

Discuta os custos possíveis.
Discuta com seu advogado os possíveis custos do litígio, incluindo os honorários advocatícios. Converse sobre se você vai pagar por serviço ou um valor fixo para o processo inteiro. Ser claro sobre os custos ajuda a estimar as despesas, já que as ações judiciais e litígios comerciais podem prosseguir por períodos mais longos do que você antecipou.

Discuta os custos possíveis

Os seguros que você possui provavelmente o protegem contra tais situações. Certifique-se de entrar em contato com seu agente de seguros e encaminhar uma cópia dos papéis. Verifique a cobertura que sua empresa possui para custear o processo e, eventualmente, o crédito decorrente do processo. A não divulgação atempada da seguradora pode resultar na recusa do pagamento das despesas.

O seguro contra perdas de processos é um avanço nas boas governanças nacional. Faça o seu seguro também.

Colete todas as informações relevantes que puder

Provavelmente, você teve algum desacordo com a entidade que está entrando com o processo. Reclamações e reclamações raramente vêm de estranhos. Reúna toda a papelada relevante que você possui em relação às suas interações com o reclamante. Converse com as pessoas de sua empresa que estiveram envolvidas e procure possíveis testemunhas que possam corroborar o seu lado da questão. Leve essas evidências para seus advogados para que eles possam preparar seus argumentos e descobrir como usar as testemunhas e a papelada para defender sua empresa.

Colete todas as informações relevantes

Tente resolver a questão por meio de negociações.
Com a orientação de seu Advogado comercial em Curitiba, você pode optar por resolver a disputa fora do tribunal ou em conjunto com a ação judicial. Considere levar o assunto a um Árbitro ou solicitar conciliação. Esses métodos podem ajudá-lo a resolver o assunto com mais rapidez e a um custo menor do que um processo judicial. Essas negociações são conduzidas em um ambiente menos formal e, muitas vezes, a entidade que registra a reclamação simplesmente deseja ser ouvida. Oferecendo-se para ouvi-lo, você pode resolver o problema com menos danos ao seu negócio.

Resolva a questão por meio de negociações

Contrate o melhor advogado possível para seus problemas de litígio corporativo.
Litígios corporativos e as leis pertinentes a processos judiciais de negócios podem ser confusos para o leigo. A melhor decisão que você pode tomar é contratar advogados profissionais de contencioso empresarial, especialistas em direito societário e que possam representar seus interesses comerciais. Esses advogados de contencioso comercial têm a experiência necessária para orientá-lo sobre o curso de ação correto a ser adotado ao defender os direitos de sua empresa em um processo judicial.



Facebook
YouTube
LINKEDIN
Instagram
×